domingo, 12 de julho de 2009

PENSO, LOGO EXISTO



René Descartes com certeza é um dos maiores pensadores do mundo moderno. Dedicou sua vida à busca da verdade, culminando numa construção teórico doutrinária, que ficou conhecida como racionalismo. Descartes tinha por costume utilizar a negação para, através, da razão constatar até mesmo aquilo que seria tido como óbvio para qualquer pessoa. Para ele, as pessoas deveriam desconfiar dos sentidos, pois o conhecimento deveria ser racionalmente verificado para ter alguma validade. Qual a razão disso? Os sentidos poderiam conter erros, induzindo as pessoas a falsas conclusões.

A própria existência humana não seria verificada por meio das ações, percepções, sentidos ou pela vida em si. Em Descartes, o raciocínio comprovaria a existência humana e mesmo a divina, numa nuance até mesmo poética. Descartes utiliza
a dedução, a inferência que vai do geral para o particular, para tirar as conclusões.

Numa delas, deduziu a existência de Deus a partir do “Cogito, ergo sum”. Era algo mais ou menos do tipo. Penso, logo existo. Penso e tenho pensamentos que, em regra, são imperfeitos. Afinal, os homens são imperfeitos. Eu sou um homem, logo sou imperfeito. Portanto, só poderia ter pensamentos imperfeitos.



Se a regra geral, os homens são imperfeitos e só podem pensar coisas imperfeitas, como há de se explicar um pensamento perfeito vindo de um homem? Um homem é imperfeito e só pode pensar coisas imperfeitas, portanto, não haveria de ter um pensamento perfeito. Qual é a explicação disso tudo?

O fato de pensar comprova a existência dos homens. Os homens pensam e existem, assim como eu penso e existo. Comprovo pelo pensamento, embora imperfeito igual o de todos os homens, que existem pensamentos perfeitos. Pela lógica, percebo claramente que o pensamento perfeito jamais poderia vir de um ser imperfeito como os homens, como eu.

Se eu penso, logo existo e penso algo que é perfeito. Esse algo perfeito que eu pensei não pode ter vindo de mim, que sou imperfeito. Esse pensamento perfeito só pode vir de alguém superior e perfeito, portanto, acima de mim. Assim, esse pensamento perfeito só pode vir de Deus.

Nenhum comentário: