domingo, 5 de julho de 2009

Globalização, neoliberalismo e ensino


Desde que há migração humana, existe a chamada globalização. Hoje, contudo, está em voga chamada globalização financeira, alicerçada, principalmente, pela revolução das tecnologias da informação e comunicação. Há uma intensificação da velocidade das trocas culturais, sociais, políticas e econômicas, com tal intensidade que jamais fora visto antes.

A escola é a instituição do Estado destinada a moldar mão-de-obra qualificada para o sistema, que seja versátil e polivalente, capaz de aprender novos ofícios de modo contínuo, não se apegando a uma só profissão, ou modo de pensar, por toda a vida.

Há necessidade de pessoas que saibam pelo menos o mínimo para poder se inserir nesse novo mundo com tênues fronteiras. Algumas escolas investem na informatização dos seus recursos educacionais e humanos, remodelando as atitudes dos professores e o próprio trabalho docente, visando compensar o que exige o mercado.



Percebe-se, contudo, que muitas tarefas nesse sentido estão mais em questão de plano, de papel, que de realidade efetiva. Não há infra-estrutura adequada em muitos lugares, o que falar de torná-los pólos que capacitem alunos para enfrentar a globalização?

Mesmo nas periferias das metrópoles, os alunos sentem mais os efeitos “perversos” da globalização, como a exclusão digital, que seus benefícios.

Se, de um lado, a globalização e o neoliberalismo aceleram a transmissão e a aquisição do conhecimento, isso ocorre para uma parcela somente da população mundial e brasileira. A maioria não se adaptou, nem teve meios para se adaptar para tais condições.

A interconexão entre educação e tecnologia, na sociedade da informação, deve levar a formação de um indivíduo que tenha flexibilidade, criatividade, pronta solução de problemas, inteligência coletiva, confiança profissional, disposição para o risco e consciência de aperfeiçoamento constante. Na sociedade da informação, a educação é a regra do jogo, tendo como aliadas as tecnologias da comunicação. Mas o mais importante é ter um indivíduo versátil.

Nenhum comentário: