terça-feira, 28 de julho de 2009

Linguagem e educação



A linguagem tem uma importância fundamental para a articulação do pensamento e da vida em sociedade. Na Grécia antiga, Aristóteles – em “A política” – já dizia que o homem é um animal político porque é dotado de linguagem, que lhe permite organizar-se social e civicamente, diferenciando-o dos demais animais, que teriam apenas voz, mas não linguagem. Os valores da vida social e cívica seriam transmitidos por meio da linguagem. Trata-se de uma forma particularmente humana de comunicação, de se relacionar com o mundo, com o outro, de vivenciar as artes e expressar o pensamento.

Há diversas formas de linguagem: desenhos, danças, gestos, ritmos, esculturas, pinturas, arquiteturas, entre outras. E várias delas podem ser aplicadas à educação, em geral, principalmente a oral e a escrita. Um exemplo de aplicação da linguagem oral na atividade escolar. O aluno precisa aprender a falar corretamente, de acordo com o vernáculo, para se fazer entendido e entender os demais colegas. O professor também precisa saber utilizar a linguagem oral para se fazer entendido e entender os demais. A comunicação oral é a mais simples, mais coloquial e a mais versátil.



Por meio da linguagem oral, o professor ministra suas aulas e os alunos se mobilizam para refletir sobre o conhecimento adquirido. Interagem socialmente e constroem sua convivência a interpretam as normas éticas por meio da razão comunicativa.

A linguagem escrita, por sua vez, exige maior raciocino e maior emprego de lógica, já que há necessidade de correlação entre os termos utilizados na oração. Embora toda linguagem em si seja uma extensão da lógica, pela linguagem escrita, através da sua codificação gramatical, os alunos aprendem a raciocinar com maior clareza. É pela escrita que os alunos aprendem a abstrair e a refletir com maior profundidade sobre diversos aspectos da vida, aprofundando, muitas vezes, os aspectos apreendidos pela linguagem oral.

Por meio da dança, por exemplo, o aluno pode aprender com maior verossimilhança questões de controle corporal e noções de espaço-tempo, em geral. Desenvolve-se a sensibilidade conjugada com a aplicação prática de física e matemática, por exemplo. Na dança, o sujeito tem que ter noção de ritmo e de velocidade, entre outras variáveis, para ter uma boa performance.

Nenhum comentário: