terça-feira, 30 de junho de 2009

Sistemas de administração de produção - MRP e MRP II


Atualmente, há softwares conhecidos como sistemas de administração de produção (SAP) ou sistemas de planejamento, programação e controle da produção (PPCP), utilizados como ferramentas para que o gestor possa ter todas informações necessárias para levar a cabo a administração da produção com eficácia e eficiência. Nos últimos 30 anos, os SAPs mais comercializados são o Material Requirement Planning (MRP) e o Manufacturing Resources Planning (MRP II).

O MRP surgiu por volta dos anos 1960, focando-se muito mais na prática da administração da produção que em conceitos científicos complexos. Do inglês, significa planejamento de necessidades de material. Em resumo, é um sistema de planejamento da produção e de gestão de estoques com base num suporte computacional que objetiva determinar requisições materiais dentro da empresa, tendo como referencial a quantidade final do produto e a data em que deve estar disponibilizada. Assim, desenvolve uma série de relatórios para o planejamento e a produção e e estoque, tal como as datas mais apropriadas para a compra da matéria-prima.

O MRP II, por sua vez, é traduzido como planejamento das necessidades dos recursos de fabricação. Além de considerar as questões de estoque e produção – e seu respectivo cronograma – planeja o controle da produção com níveis de planejamento definidos. Seu plano mestre é estruturado e documentado com a inclusão de aspectos financeiros. Devido à quantidade e tipo de dados inseridos, possibilita simulações. Esse sistema é integrado a todos os recursos de manufatura disponíveis na organização (produção, marketing, finanças, engenharia), para demonstrar o que ocorre na empresa. O controle em looping do MRP II – ciclo fechado de perguntas até se esgotar o problema – o torna um sistema completo.

Como se observou, tanto o MRP quanto o MRP II são sistemas de administração da produção. Auxiliam o gestor da produção nas suas atividades, porém, não o substituem. No MRP, o enfoque predominantemente em materiais. No MRP II, além da questão dos materiais, há uma análise integrada desse problema em conjugação com o que ocorre nos demais setores da empresa relacionados à produção.

Nenhum comentário: