terça-feira, 16 de junho de 2009

RESENHA: Compêndio de Filosofia - Segunda Edição


Uma boa pedida para quem quer se aprofundar na disciplina, porém, com um toque de enciclopedismo é o “Compêndio de Filosofia”, organizado por Nicholas Bunin e E. P. Tsui-James, traduzido pelo professor Doutor Luiz Paulo Rouanet (meu orientador de mestrado, he he). Há artigos de 35 autores especializados em várias áreas da filosofia, como epistemologia, metafísica, filosofia da linguagem, filosofia da lógica, ética, estética, entre outras, sob o prisma de autores em atividade no mundo anglo-americano contemporâneo.

A obra é dividida em uma introdução, com artigos sobre a filosofia contemporânea nos Estados Unidos e no velho mundo. A primeira parte aborda as princípais áreas de estudo da filosofia, e a segunda, a sua história.

Caso decida por comprar, opte pela segunda edição, que é ampliada e revisada, com novos capítulos sobre filosofia da biologia, bioética, genética e ética médica, ética ambiental, ética nos negócios, etnicidade, cultura e filosofia, Platão e Aristóteles, Francis Bacon, Nietzsche, Husserl e Heidegger e Sartre, Foucult e Derrida.

Ao final do livro, há um glossário com alguns dos principais conceitos e definições, além de um indice remissivo.

Uma ótima leitura, porém, profunda, que serve de introdução à filosofia acadêmica. Seu título original é “The Blackwell Companion to Philosophy – second edition”, publicada pela Blackwell Publishers, de Oxford, no Reino Unido. No Brasil, foi publicado pela Edições Loyola e custa, em média, R$ 150,00.

Nenhum comentário: