terça-feira, 9 de junho de 2009

Densha Otoko e os amigos da internet



"Densha Otoko" (Homem do Trem) é uma minissérie japonesa de muito sucesso, veiculada pela TV Fuji em 2005. O personagem principal é Yamada Tsuyoshi (vivido por Ito Atsushi), de 23 anos, um "nerd", no Japão, chamado de "otaku". O "otaku" (pessoa extremamente aficcionada por um tema, que pode ser ficção científica, desenhos animados - os animes -, esportes, entre outros), num trem em Tóquio, impede que um bêbado continue a importunar uma moça muito bonita, Aoyama Saori (personificada pela atriz e modelo Ito Misaki), de 25 anos.

A moça pede o endereço do rapaz para mandar-lhe um presente. O rapaz, inexperiente com mulheres, posta suas experiências num fórum da internet. Aos poucos, os colegas internautas - sem sequer o conhecerem fisicamente - acabam por lhe aconselhar, trocando idéias, angústias, esperanças e alegrias. Formam-se laços de amizades muito fortes, de pessoas que jamais se conheceriam numa situação normal cotidiana.


Um dos internautas apelida o protagonista de "Densha Otoko" (Homem do Trem). A moça salva lhe envia um presente, um par de xícaras da marca "Hermes". Ela passa a ser conhecida no forum como "Hermes-san". O grupo do fórum da internet cria uma identidade grupal. Pessoas estranhas que tentam "sabotar", impersonificando por vezes o "Densha Otoko", são imediatamente postas de lado pelos internautas do fórum.


A minissérie é interessante. Porém, também é importante notar os comportamentos dos internautas. Pessoas que jamais se viram presencialmente mas que, porém, criam amizades verdadeiras, de afinidades, de idéias. Até que ponto é válido se abrir para pessoas desconhecidas num fórum da internet?


O mundo predatório de hoje torna as pessoas cada vez mais distantes. Muitos dos relacionamentos atuais são para fins de conveniência. Aparenta-se estar no meio de um grupo, porém, na realidade se está só. Essa conveniências são temporárias e não satisfazem o anseio de se sentir querido. Pois é. De todas essas pessoas com quem se convive quase que diariamente, quais delas estarão de verdade à sua disposição quando você precisar?

Talvez o universo inodoro da internet e o anonimato estejam mais presentes e mais seguros para as pessoas que optam pela rede mundial de computadores como uma maneira de se relacionar. Talvez nem seja a timidez, mas a falta de segurança no mundo real, das falsidades e dos relacionamentos fúteis, que faz com que se procure amizade verdadeira na internet.

Numa sociedade em que os valores monetários possuem mais peso que a dignidade de uma pessoa, é praticamente impossível se imaginar viver sem lastro no dinheiro e nos interesses. Quando se deseja estar junto de uma pessoa? Quando ela proporciona uma vantagem para você.

E se essa pessoa não lhe proporcionar vantagem alguma, ela não serve e será descartada, assim como uma embalagem de fast food. Parece que, atualmente, os seres humanos perderam sua alma. Devido a essa dor de estar semi-morto, procura-se algo que relembre como era estar vido e conectado com intensidade às outras pessoas. Pode ser que os fóruns e as ferramentas virtuais de comunicação sejam uma resposta para tudo isso.

Esse é o enigma do "Densha Otoko".

Nenhum comentário: