sexta-feira, 2 de abril de 2010

Preconceito racial e igualdade jurídica no Brasil (dissertação de mestrado)



A Biblioteca Digital de Teses e de Dissertações da Universidade de São Paulo (USP) tem um acervo, no mínimo, interessante para os pesquisadores, estudantes, professores e todos àqueles que, em geral, tem sede de conhecimento. A dissertação de mestrado "Preconceito racial e igualdade jurídica no Brasil", de Eunice Aparecida de Jesus, narra magistralmente a situação do negro africano neste País.

Tece também paralelos entre a imigração européia para o Brasil no intuito de se "branquear" a população e as teorias racistas que influenciaram fortemente parte dos políticos e intelectuais do final do século XIX e começo do século XX.




Um ministro francês, o Conde de Goubineau, influenciou profundamente a mentalidade brasileira, notadamente Raimundo Nina Rodrigues, da Faculdade de Medicina da Bahia, fundador da Revista Médico-Legal. Para Nina Rodrigues, o "mestiço" era um degenerado físico.

A dissertação trata, brevemente, da forma como a imigração japonesa foi vista pela Assembléia Constituinte de 1934. Os japoneses, segundo o deputado Teotônio Monteiro de Barros, eram inconvenientes devido sua formação mental, psicológica e religiosa, assim não eram tão benvindos assim por estas terras.

Vale conferir o estudo completo de Eunice Aparecida de Jesus, no link http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2134/tde-03032008-103152/ .



Nenhum comentário: