terça-feira, 6 de abril de 2010

Educação e cultura: o mito de os japoneses serem bons em matemática



Faz parte do imaginário popular dizer que japoneses (e seus descendentes) possuem ótimos desempenhos escolares, principalmente na área de matemática. O senso comum formula diversas explicações para tal performance, inclusive, por uma eventual superioridade racial no quesito do raciocínio matemático. "Japoneses são mais inteligentes, japoneses são mais aplicados, japoneses são mais concentrados", ouve-se dizer por aí.

Porém, não é bem por aí. A professora Cristina Canto, em dissertação de Mestrado apresentada na Faculdade de Educação (FE), da Universidade de São Paulo (USP), desvendou esse mito e explicou cientificamente que a boa performance dos japoneses e descendentes em matemática não se deve à genética, mas a todo um conjunto de fatores culturais e educacionais.
Não existem, portanto, raças ou etnias mais inteligentes que as outras. Tudo depende de esforço aplicado, ou seja, estudo, independentemente de conteúdo genético.




Vale a pena conferir o estudo:
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02032009-151542/ .

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