sexta-feira, 26 de março de 2010

O ser e o aparentar a ser


Esta mensagem foi enviada pelo advogado Edson Dias dos Santos, pessoa extremamente versada em Direito Público, com anos de experiência na área.

"O MAL DO ESPERTO É ACHAR QUE TODO MUNDO É BOBO...

O jovem advogado, recém-formado, montou um luxuoso escritório num prédio de alto padrão na Avenida Paulista e botou na porta uma placa dourada: Dr. Antônio Sampaio Soares Especialista em Direito TributárioNo 1º dia de trabalho, chegou bem cedo, vestindo o seu melhor terno, sentou-se atrás de sua escrivaninha, e ficou aguardando o primeiro cliente.Meia hora depois batem à porta. Ele, sorridente, pede para a pessoa entrar e sentar-se. Rapidamente, apanha o telefone do gancho e, para 'fazer grau', começa a simular uma conversa:- Mas é claro, Sr. Mendonça, pode ficar tranqüilo! Esta causa está ganha. Liquidamos com os nossos argumentos! O juiz já deu parecer favorável!...- Sei, sei... como? Ah, os meus honorários? Não se preocupe! O senhor pode pagar os outros 50 mil na semana que vem!... É claro!... O que é isso, sem problemas!... O senhor me dá licença agora que eu tenho um outro cliente aguardando... Obrigado.... Um abraço!Bate o fone no gancho com força e diz: - Muito bem. E o que o senhor deseja?- Eu vim instalar o telefone...
F I M"

Que conclusões devemos tomar com relação a essa anedota? Já sabemos tudo, durante e após o curso universitário, ou devemos estar em constante aprendizado, num estado de humildade intelelectual, no intuito de se evitar gafes como esta?

Sócrates já dizia: "Só sei que nada sei."

Jesus disse: "Deus perdoai-os, pois eles não sabem o que fazem."

Santo Agostinho dizia que o vício fundamental é o orgulho, e a virtude fundamental é a humildade.




O que é preferível? A esperteza ou a honestidade? A aparência ou a essência? Lembrem-se de Sócrates a respeito do valor do auto-conhecimento. Sem isso, o que podemos conhecer?

Nenhum comentário: