terça-feira, 26 de agosto de 2008


Somos todos brasileiros

WILSON TADAO KINOSHITA
ROGER MOKO YABIKU

Temos olhos puxados, meio fechados ou abertos, conforme o grau de miscigenação com as demais raças desta terra. E somos brasileiros natos ou naturalizados, por força da Constituição da República Federativa do Brasil. É o que nós, nipo-brasileiros, somos, apesar de algumas pessoas – parte da “intelectualidade”, inclusive – nos considerarem estrangeiros.
Somos frutos de uma mistura de suor, sangue e etnias. A maioria dos associados da União Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Sorocaba (Ucens) é de brasileiros descendentes de japoneses. Contudo, qualquer pessoa, independentemente de cor, credo, ideologia ou religião pode associar-se. Não fazemos essa distinção racial mesquinha, como alguns fazem conosco.
O “Kasato Maru” foi o primeiro “navio negreiro” contemporâneo. Trouxe trabalhadores substitutos dos escravos que fugiam da miséria, na esperança de enriquecerem nas lavouras paulistas, para retornarem ao Japão. Mas esse sonho não se realizou. Foram atraiçoados pela servidão sofisticada dos fazendeiros de café. Por outro lado, seus filhos aqui nasceram, fincaram raízes e deram continuidade às suas famílias.
Em Sorocaba (SP), o símbolo desta luta e da integração é o Parque “Kasato Maru”, no Parque Campolim. Justa homenagem às pessoas que vieram para cá só com a roupa do corpo e, nem por isso, perderam a compostura.
Também devemos nos lembrar dos brasileiros que estão no exterior a trabalho. Cremos que, no momento certo, esses compatriotas – nossos irmãos, tios, sobrinhos, primos, entre outros – serão homenageados nas nações em que passarem. Esperamos que, um dia, retornem para o nosso País, o Brasil.
Afinal, mesmo que alguns não gostem e nos chamem de “japas”, somos todos brasileiros.

WILSON TADAO KINOSHITA, engenheiro civil e empresário, é presidente da Ucens.
ROGER MOKO YABIKU, jornalista, advogado e mestre em Filosofia Ética, é vice-diretor de Relações Públicas da Ucens. e-mail: ryabiku@terra.com.br

Nenhum comentário: