O objeto de
estudo da Sociologia são as relações sociais. O social, domínio da Sociologia,
é um fenômeno exterior ao indivíduo. Trata-se de algo geral e coercitivo com
relação aos membros, que, de acordo com a bagagem cultural, fornecem
significado, tendo um elemento polarizador, ensina Célio Antônio Pinheiro de
Castro, em Sociologia Aplicada à Administração (p. 28).
“O fenômeno
social é produto da interação que se concretiza numa configuração – ambiente físico,
complexo cultural e momento histórico -, alicerçado em valores e padrões,
objetivando uma finalidade psicossocial, econômica, política, cultural,
conectada com os papéis sociais dos participantes, tendo em vista não só a
estabilidade estrutural, mas também as contínuas transformações e respectivos
fatores”, salienta Castro (p. 28).
Configuração – ambiente físico, complexo cultural, momento
histórico.
Objetivo – finalidade psicossocial, econômica, política e
cultural.
Condições estruturais – valores e padrões, papéis sociais,
estabilidade e mudanças.
Qual é a
importância disso? Conforme o caso, a Sociologia volta-se para dois temas
principais, a estrutura e a mudança social. As inovações científico e
tecnológicas junto aos processos produtivos têm efeitos multiplicados na
estrutura e volume dos grupos de trabalho, na distribuição das categorias
profissionais e na população economicamente ativa (PEA), explica Castro (p.
29). Não se pode ter uma visão puramente econômica do fenômeno social, sob pena
de não se visualizar a realidade tal como ela é.
Na
Sociologia Aplicada à Administração, o complexo interativo é composto de sete
fatores:
Quis? (Quem?) – sujeito – Seres Humanos.
Quid? (O que?) – objeto – Relações de trabalho:
administração, produção, controle, execução, profissão, grupos, associações.
Ubi? (Onde?) – local – Organizações – Empresa.
Quando? (Quando?) – tempo – História / Hoje: dimensão
temporal.
Cur? ( Por quê?) – causa – Porque das relações de
trabalho na empresa advêm as condições para sobrevivência, bem-estar,
atendimento e promoção da demanda de produtos, lucro, crescimento e expansão da
empresa.
Quomodo? (Como?) – modo – Com estrutura e organização.
Quibus auxilis? (Com
que meios?) –
recursos – Com recursos humanos, instrumentais, financeiros, materiais,
técnicos, voltados para todas as fases da produção, visando atender ao consumo
e promovê-lo.
É salutar que cada sujeito participa
de vários grupos, incluindo a sociedade total, desempenhando um papel conforme
o status em cada um deles.
Dessa
maneira, Sociologia Aplicada à Administração estuda as organizações e os papéis
que as integram, considerando o sistema social em suas manifestações morfológicas
e significações funcionais, assevera Castro (p. 36).
Nas
organizações, os trabalhadores desempenham papéis profissionais e sociais de
acordo com sua natureza, de maneira que se forme um subsistema econômico
relacionado com outros subsistemas e com o sistema total, escreve Castro (p.
36).
“Com o
progresso das técnicas de produção, as empresas aumentaram em número e volume
penetrando nas atividades sociais. O fortalecimento das associações de classe e
dos sindicatos acentuou os conflitos entre patrões e empregados. Esse fatores –
aliados à crescente importância da administração científica, decorrente
principalmente do taylorismo – fizeram com que os sociólogos se voltassem para
o estudo de grupos que se constituem devido às atividades do trabalho.”
(CASTRO, 2012, p. 37)
Num primeiro
momento, a Sociologia voltou-se ao estudo dos fatos sociais, mormente a
religião, o Direito, a moral e a Economia. No entanto, por ser impossível
traçar leis para prever o direcionamento social, como queriam os pioneiros da
sociologia, passou a estudar os grupos e as relações entre os indivíduos. Daí, surge
as Sociologia Aplicada, com vários nomes, conforme o ramo: Sociologia
Industrial, Sociologia do Trabalho, Sociologia da Administração, Sociologia das
Organizações, por exemplo.
Leia mais:
CASTRO, Celso Antônio
Pinheiro de. Sociologia Aplicada à Administração. 2. ed. São Paulo: Atlas,
2012.
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