sexta-feira, 18 de junho de 2010

Morre José Saramago, o mecânico que virou premio Nobel de Literatura



Faleceu hoje (18 de junho de 2010) o premio Nobel de Literatura José Saramago, na sua residencia, nem Trias, Lanzarote, Espanha. O escritor nasceu em 1922 em Azinhaga, Portugal. Teve infancia pobre e não pôde cursar uma universidade. Formou-se mecânico num curso técnico. E frequentava com avidez a Biblioteca Central Palacios Galveias, em Lisboa.

Foi também jornalista e tradutor, mas os romances foram sua marca registrada. Livros como "Evangelho segundo Jesus Cristo" e "Ensaio sobre a Cegueira", por exemplo, mostram o seu dominio sobre o idioma português, além de um estilo inconfundivel, com parágrafos longos e de imaginação fertil.


Saramago abominava o simplismo que invadiu a vida contemporanea. Uma das suas frases, numa entrevista à Revista Expresso Portugal de 11 de outubro de 2008:


"Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de refexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, nao vamos a parte nenhuma."




Leia mais: www.josesaramago.org

3 comentários:

MarceloCDD disse...

OI queres parceria de link???
meu blog ai ooo www.humoremtudo.blogspot.com
comenta laaa
e diz se queres parceria

Anônimo disse...

hello! warm greeting ^^!
you have a nice blog 0_0

by the way,
if you need to find Linux Font, you can go to our website.

best regards;

Anônimo disse...

uma grande perda pra literatura....